NOTÍCIAS

Embarque LCL ou FCL? Tudo o que você precisa saber para o fazer o transporte marítimo adequado da sua carga

29 | Abril

Na hora de escolher uma empresa para fazer o transporte marítimo da sua carga, é importante ter conhecimento de algumas siglas do comércio exterior, a fim de optar pela proposta mais adequada à sua necessidade.

Quando o assunto é o transporte de cargas marítimo, duas siglas destacam-se por suas peculiaridades. O transporte marítimo de cargas é dividido entre as modalidades Full Container Load (FCL) e Less Than Container Load (LCL).

Quando devo optar pelo LCL?

Se a sua carga não for capaz de preencher todo o espaço de um contêiner, o indicado é fazer o transporte LCL. Nesta modalidade, é comum que o exportador opte por compartilhar o contêiner, ou seja, todo o espaço é dividido em lotes de acordo com a necessidade de cada mercadoria, garantindo, assim, a segurança da carga.

Isso é rentável para a minha empresa?

Sim, afinal de contas, com o espaço compartilhado, os custos do frete também são reduzidos. Neste modelo, as taxas são rateadas entre todos os exportadores que pagam de acordo com o espaço utilizado.

Quando eu devo optar pelo modelo FCL?

O modelo FCL é indicado, normalmente, quando a carga a ser transportada é capaz de lotar todo o contêiner sozinho.

No entanto, se a intenção do exportador é fazer o transporte da sua carga de maneira isolada, ainda que ela não preencha todo o espaço do contêiner, o FCL também é o modelo recomendado.

 

Como fazer a avaliação adequada para optar por um desses modelos?

Nenhum dos dois modelos é superior ao outro, mas apresentam prós e contras. No entanto, a principal avaliação a ser feita é em relação à capacidade do contêiner e o volume da sua carga, o que pode ser, facilmente, definido por você mesmo. Para isso, é preciso avaliar alguns aspectos;

No caso de optar pela modalidade LCL, considere que o volume da sua carga não pode representar menos da metade da capacidade total do contêiner. Além de que, pode exigir manuseio extra no envio e entrega da carga.

Já no caso FCL, considere que, encher ou quase encher o contêiner, pode significar o envio de menos remessas no geral. Convém avaliar se esse é o caso da sua empresa. Ademais, o modelo FCL apresenta vantagens como menores riscos de roubo ou danos ocasionados pelo mal manuseio da carga, além de oferecer mais agilidade no trânsito.

O ideal é procurar por uma empresa especializada no assunto e, que seja capaz de oferecer atendimento e planejamento logísticos personalizados ao que a sua empresa necessita. A Gabana Logistics compreende todas as etapas burocráticas do transporte internacional por via marítima. Por isso, entre em contato agora mesmo ou, faça um orçamento online.

VER TODAS AS NOTÍCIAS voltar

Newsletter

Contato

+55 47 2104-4622
contato@gabanalogistics.com.br

Localização

Rua Julio Coutinho, 25 - 7º andar - Fazenda - Itajaí - SC - Brasil CEP 88301-498
© Gabana Logistic Solutions |